Criatividade e saúde
- Rebeca Japiassu
- 31 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
“A criatividade é a expressão da presença de Deus em minhas mãos, em meus olhos, em meu cérebro – em tudo o que sou. A criação é a afirmação da divindade de cada um, de sua transcendência para além da luta diária pela sobrevivência e do fardo da mortalidade, um clamor de angústia e celebração.” - ZINKER
“A criatividade é um ato de coragem que diz: estou disposto a me arriscar ao ridículo e ao fracasso, para experimentar este dia como uma novidade, como algo inédito. A pessoa que ousa criar, romper limites, não apenas participa de um milagre, como também percebe que, em seu processo de ser, ela é um milagre.” -ZINKER
Quando falamos de criatividade, estamos falando de essência, de milagre, de ousadia e de potência. A Gestalt-terapia acredita que dentro de cada ser humano há uma potência inerente a sua existência. Ou seja, somos seres criativos, totalmente capazes de nos ajustar as circunstâncias da vida. Somos seres que pensam, fazemos imagens mentais, fantasiamos, conjecturamos e temos o desejo por experiências completas. É por isso que temos a capacidade de “criar”. A raça humana é criadora por si só. Por isso, também, correlacionamos a “criatividade” humana a um estado de saúde.
Saúde na Gestalt-terapia tem relação com nossos processos contínuos de mudança, de seguir o fluxo da vida e ir em busca da satisfação interior, experimentando sempre algo novo. Ser saudável é vivenciar processos de crescimento que envolvem correr o “risco” e ter “coragem”. É também agir e tomar atitudes coniventes com as necessidades que surgem no momento presente da vida. Conforme vamos nos ajustando, criativamente, às mudanças naturais de nosso contexto de vida, também passamos por transformações interiores. É por isso que ser criativo tem tudo a ver com ser saudável e com “mudanças”. Pois, enquanto estamos sendo criativos, estamos crescendo como pessoas. Às vezes, nem sequer nos damos conta dessa metamorfose, de tão orgânico que é.
Em nossa clínica, buscamos experimentar e explorar ao máximo o lado criativo, tanto do terapeuta, como do cliente. Gostamos de energizar as sessões com toda a nossa potência criativa. Zinker expõe o quanto a Gestalt-terapia, sendo uma terapia criativa é, também, um “encontro”, um processo de crescimento mútuo. De nossos encontros com os clientes, vivenciamos os “eventos para solução de problemas”. Essa é uma forma especial de aprendizagem e uma exploração de toda diversidade de nossas aspirações de metamorfose e ascendência.





Comentários