top of page

Trabalho com a percepção: Mapa da mina

  • Foto do escritor: Rebeca Japiassu
    Rebeca Japiassu
  • 7 de jul. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 12 de jul. de 2022

A Gestalt Terapia vai trabalhar com a percepção das pessoas. O maior objetivo é conseguir criar um ambiente terapêutico adequado para que mudanças aconteçam na maneira do cliente estruturar sua percepção não saudável da vida. A PERCEPÇÃO é essencial e básica para todos os seres humanos. Temos, anatomicamente e fisiologicamente uma forma semelhante de perceber o mundo, assim como os estímulos tocam nossos órgãos do sentido do mesmo modo. O que nos diferencia é a nossa interação com aquilo que é percebido. Ou seja, nós nos relacionamos com o mundo ao nosso redor de forma singular e particular. A síntese que formamos, o olhar que temos, como as coisas do mundo nos “toca” a nível pessoal, vai variar de acordo com o contexto de cada um, estado de espírito, história de vida, etc. E é esse conjunto de fatos sobre nós que influencia nossa maneira de perceber o mundo e estar nele. Logo, nosso comportamento também é totalmente influenciado pelas nossas percepções da vida. Vamos a duas maneiras comuns e não saudáveis de percepção:


- EXCESSO DE FOCO: Acontece quando a pessoa se torna incapaz de se distanciar das crenças destrutivas já estabelecidas e experimenta uma espécie de “miopia emocional”. Essa pessoa acaba perdendo a perspectiva de novas possibilidades. A percepção dela não tem nenhuma amplitude. Muitos nesse estado perdem o sentido de suas próprias vidas, perdem a esperança em dias melhores e, até, se deprimem. A terapia ajuda a “arejar” a percepção dessa pessoa, para que ela saia de um nível de consciência estreita sobre seus problemas e comece a perceber outras formas de estar no mundo e passe a dar sentido à vida novamente.



- DIFICULDADE DE DAR FOCO: Acontece quando a pessoa possui uma certa dificuldade em entrar em contato com o mundo e as possibilidades ao redor. É comum que pessoas com essa disfunção se percam em devaneios e deixem passar oportunidades que apareçam no caminho. Também não é raro pessoas com essa característica começarem algo e não terminarem, se empolgarem e logo desanimarem. Mudam de foco com facilidade, tendo dificuldade de identificar o que precisam no momento presente. Nesses casos, o trabalho terapêutico pode ajudar a fazer com que o cliente entre em contato com aquilo que ele realmente necessita e vá em busca de sua satisfação. É preciso reestabelecer o contato saudável com o mundo.


Na terapia iremos trabalhar a partir da queixa, do sintoma trazido por cada um, que possui um sentido próprio. As coisas que acontecem durante a sessão: A fala trazida- como esta fala é elaborada, linguagem corporal, emoções, etc., são chamadas de “fenômeno” e são eles que colorem a percepção individual de todos nós e nos dão dicas a respeito de nosso funcionamento individual. Ou seja, uma frase, um refrão, um mito, uma história que defina e norteie aquilo que estamos trazendo, podem funcionar como mapas de minas. Nosso objetivo é encontrar o que está por trás daquele emaranhado de fenômenos que aparecem. Por exemplo, quando alguém traz crenças, como: “Não nasci pra ser feliz”; “Nada vai dar certo pra mim”; “Meu destino é sofrer”; “Nenhum homem presta”, etc., Isso pode indicar o verdadeiro medo daquela pessoa e, portanto, sua consequente evitação, através desse tipo de crença. Ou seja, sua vida e sua percepção está sendo direcionada por essas crenças, mesmo sem se dar conta disso, esta pessoa vai “trabalhar” com bastante eficiência na direção de tornar sua profecia concretamente real. É comum que ela crie condições em sua própria vida para ir ao encontro daquilo que mais tem medo, sabotando-se sem saber.

A Gestalt Terapia visa trazer a luz fatos sobre nós, que passam despercebidos no dia a dia. Atitudes que temos, que nos tornam alienados de nossas maneiras de ser e estar em contato com a vida. Trabalhamos com a mudança de percepção, novas perspectivas, “afiando” e “afinando” nosso olhar para nós mesmos. A partir desse processo de “ dar-se conta” de si mesmo, muitas mudanças podem ocorrer de forma orgânica e saudável. Este é um trabalho feito a dois, cliente e terapeuta precisam estar unidos nesse objetivo comum, traçando o mapa e encontrando tesouros escondidos dentro e fora de nós.

Comentários


logotipo whatsapp
bottom of page