top of page

Três princípios de vida e também da Gestalt Terapia

  • Foto do escritor: Rebeca Japiassu
    Rebeca Japiassu
  • 28 de jun. de 2022
  • 3 min de leitura

A Gestalt Terapia é uma abordagem da psicologia, porém, também pode ser vista como uma visão de mundo pessoal. Isso porque a visão gestáltica não se limita ao que acontece dentro do setting terapêutico, pois possui uma sabedoria própria. Além de ser usada no trabalho emocional com clientes, essa visão também passa a colorir sua vida pessoal. Vejamos então alguns dos princípios básicos contidos nela:



A FENOMENOLOGIA parte do princípio que cada um de nós somos co-autores de nossas experiências. Isso quer dizer que cada comportamento pode e deve ser explicado por ninguém melhor do que nós mesmos. Ainda que, por vezes, nos encontremos perdidos, sem estar com um autoconhecimento em dia. Devemos sempre ter em mente que as respostas, que nos diz respeito, se encontram dentro de nós. Elas estão prontas para serem percebidas a qualquer momento, através de insights, que podem acontecer na terapia ou não. É por isso que o Gestalt terapeuta vai trabalhar, a partir da experiência individual de cada um, não a partir de qualquer teoria pré-concebida. Ou seja, antes de mais nada, precisamos acreditar sempre no potencial inato, que habita em cada um de nós, para sermos curados e vivermos de forma saudável. É como diz aquela velha canção sertaneja: “Cada um de nós compõe a sua história e cada ser em si carrega o dom de ser capaz, e ser feliz...”


As POSSIBILIDADES também são muito trabalhadas na Gestalt Terapia. Acreditamos que sempre há diferentes escolhas a serem feitas em uma mesma situação. A vida não é algo que podemos prever, ou uma espécie de linha reta, onde os fatos acontecem no tempo e do modo que queremos. Apesar disso ser algo bem óbvio, muitos de nós ainda nos apegamos aos nossos planos e ao que achamos que “deveria” ser a vida. Diante das frustrações incontroláveis, perdemos o chão, e com ele, todas as outras possibilidades que estão aí para serem notadas e agarradas por nós. O trabalho emocional feito a partir da Gestalt, tem como pressuposto o fato de sermos seres livres. Ou seja, mesmo diante de nossas limitações nessa vida, sempre teremos escolhas. É isso que nos permite enxergar planos B, C, D, E e, até, Z. Quando conseguimos ver além de nossos problemas, obtemos consciência das situações por novos prismas, de forma mais ampla. Então, abrimos a chance de nos surpreender de novo com as possibilidades que encontramos em nós mesmos e no caminho.

A RESPONSABILIDADE é um conceito importantíssimo para a Gestalt Terapia. Assim como vemos que a vida é feita de escolhas, e todos nós somos livres (mesmo limitados por diferentes circunstâncias), também acreditamos que para cada atitude nossa, vai haver uma consequência e, com ela, deve-se tomar responsabilidade. Por exemplo, em um relacionamento com alguém as duas partes possuem influência nessa instância que une as duas, que se chama “relação”. Quando alguém é magoado dentro dessa relação, deve-se entender qual foi a atitude tomada por cada um, que influenciou no surgimento da mágoa. Certamente, olhando de forma responsável, iríamos encontrar pontos a serem mudados nas duas (ou mais) pessoas envolvidas. A responsabilidade é um sinal de maturidade emocional. Isso, porque assumir responsabilidade por nossos atos e sentimentos não é sempre uma tarefa fácil, geralmente nos sentimos “culpados” ou, então, culpamos outros. Só um adulto emocional consegue assumir seus sentimentos e escolhas, responsabilizando-se por elas. Quando esse objetivo é cumprido, fica mais fácil enxergar também os sentimentos e o que está por trás das escolhas que as demais pessoas fazem em diferentes situações da vida. Por isso o Gestalt terapeuta sempre vai querer que seu cliente assuma suas vivências e experiências como “suas”, pessoais, apropriando-se delas.

Esses são apenas três dos vários princípios que regem a Gestalt Terapia, que também podem ser levados como sabedoria de vida. Quando isso é feito, essas formas de ver o mundo se tornam parte de nós e fluem naturalmente em nossa vida, colorindo-a de um modo diferente do anterior. É comum sentir-se mais vivo e conectado com o presente, quando estamos atentos aos fenômenos que acontecem dentro e fora de nós, aqui, neste momento, conseguimos enxergar novas possibilidades e assumimos a responsabilidade por elas.

Comentários


logotipo whatsapp
bottom of page